SENADO DETERMINA TRAMITAÇÃO URGENTE DE PROJETO QUE ATUALIZA AS PRÁTICAS NA SEGURANÇA DAS CARGAS TRANSPORTADAS
SENADO DETERMINA TRAMITAÇÃO URGENTE DE PROJETO QUE ATUALIZA AS PRÁTICAS NA SEGURANÇA DAS CARGAS TRANSPORTADAS

Postado em 01/07

Fonte: NTC&Logística

O Plenário do Senado Federal aprovou, na noite dessa terça-feira (25), requerimento que determina a tramitação urgente ao substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 6/2016) ao Projeto de Lei do Senado nº 135/2010. A matéria trata da atualização do Estatuto da Segurança Privada e da Segurança das Instituições Financeiras. A proposta faz parte do posicionamento favorável do Sistema Transporte e consta na Agenda Institucional Transporte e Logística 2024.


A legislação em vigor é do ano de 1983, estando severamente defasada e desatualizada com relação à realidade do segmento. Diante dos avanços tecnológicos e da necessidade de aprimoramento da segurança privada no Brasil e no mundo, a CNT entende que a atualização da norma é fundamental para que se possa utilizar as melhores práticas na segurança das cargas transportadas por todo o território nacional.


Hoje, um dos principais fatores de encarecimento do gerenciamento de riscos é a falta de segurança, devido ao elevado número de ações de criminosos nos roubos de cargas praticados não apenas nas rodovias, mas também nos rios, nos portos e nas malhas ferroviárias.


O texto atual ganhou mais abrangência e passou a tratar também de temas, como atuação das empresas de segurança, regras para a formação de profissionais e o uso de armas e outros equipamentos controlados. Nesse sentido, atualiza o diploma legal que rege a segurança privada no país.


O relator da matéria, senador Laércio Oliveira (PP/SE), declarou ter a intenção de votar o texto principal no início do próximo semestre, no retorno dos trabalhos do Poder Legislativo. A tramitação do tema é acompanhada de perto pela CNT.